Foto: Guilherme Brum (PMSM)
Desde o início deste ano, mais de 1,1 mil condutores foram abordados em ações de fiscalização da prefeitura de Santa Maria. Três operações distintas foram realizadas pela Superintendência de Trânsito focadas na redução de infrações, perturbação do sossego e segurança viária: Silêncio Urbano, Retorno e Sossego Público.
Foram 26 edições das operações que tiveram o apoio da Guarda Municipal, da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização (SELD) e da Brigada Militar.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Os dados
Operação Silêncio Urbano
Dados de julho de 2025
- Edições: 10
- Abordados: 803
- Autuados: 247
Operação Retorno
Dados de julho de 2025
- Edições: 02
- Abordados: 371
- Autuados: 65
Operação Sossego Público
Dados de janeiro a julho de 2025
- Edições: 14
- Autuados: 231
– A intensificação das operações de fiscalização demonstra o compromisso da Prefeitura em garantir que as leis sejam cumpridas, para que a maioria da população possa desfrutar de tranquilidade e segurança. Os números que apresentamos refletem um trabalho conjunto e estratégico, que vai desde o trânsito até a ordem pública. Nosso objetivo não é apenas punir, mas sim educar e criar um ambiente onde todos se sintam seguros, protegidos e respeitados – afirma o secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas.
Operações
A Operação Silêncio Urbano, direcionada a motocicletas com escapamentos irregulares e som excessivo, realizou 10 edições em julho. Foram 803 abordagens e 247 autuações. Embora o foco principal seja em motos, veículos com som automotivo em volumes extremos também foram fiscalizados. A iniciativa responde a inúmeras reclamações da população sobre motos com descarga aberta e ruído excessivo, que perturbam o sossego público — infração prevista no artigo 230, inciso XI, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata de veículos com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, inoperante ou ineficiente.
Já a Operação Retorno, que ocorre aos domingos e feriados nas entradas da cidade, visa garantir a segurança dos condutores que voltam de viagens. Em função das tradicionais férias de inverno, foram realizadas duas edições neste mês de julho, resultando em 371 abordagens e 65 autuações. A Prefeitura também mantém a Operação Sossego Público, em parceria com a Guarda Municipal, a Brigada Militar e a Superintendência de Fiscalização da SELD. A ação atua em bares, distribuidoras, praças e outros espaços públicos, coibindo perturbações ao sossego. De janeiro a julho de 2025, foram 14 edições e 231 autuações registradas.
– As operações Silêncio Urbano e Retorno são cruciais para conscientizar condutores sobre a importância de respeitar as leis e evitar comportamentos de risco, como o uso de escapamentos irregulares ou a direção após longas viagens. A presença constante de nossos agentes nas ruas, em parceria com as demais forças de segurança, visa não somente coibir infrações, mas principalmente preservar vidas e prevenir acidentes – destaca Alexandre Brondani, superintendente de Trânsito.
Leia também: